quinta-feira, 4 de abril de 2013

Circular Nº 01/2013


Colégio Interativo Fonte do Saber
Rua dos Jasmins, 30, Cidade das Flores
São Gonçalo do Amarante / RN
Contatos: 3614-2595


Circular N° 01/13

Senhores Pais e/ou Responsáveis:
                                              
É importante que leiam esta circular, com muita atenção, para que se evitem mal entendidos.
           
Esta circular tem o objetivo de esclarecer alguns pontos e pedir novamente, encarecidamente, que os senhores pais colaborem com o cumprimento das normas do Colégio que foram colocadas no dia 31 de janeiro como também no dia da matrícula. Sem o cumprimento dessas normas, não poderemos realizar um bom trabalho em prol dos seus filhos.
A Escola CIFS não abre mão, em hipótese alguma, das suas normas e orientações disciplinares. 

1º - O RESPEITO PELO UNIFORME ESCOLAR:
        Está na página 14 da agenda:
ü  EDUCAÇÃO INFANTIL E 1º ANOèshort ou short-saia laranja padrão, camiseta branca padrão, TÊNIS TOTALMENTE PRETO, MEIAS TOTALMENTE BRANCAS.

ü  ENSINO FUNDAMENTAL I (a partir do 2º ano)è calça laranja padrão, camiseta branca padrão, TÊNIS TOTALMENTE PRETO e MEIAS TOTALMENTE BRANCAS.
Ä Pedimos desculpas pelas dificuldades que ainda estamos com os uniformes, pois, todos os fardamentos que encomendamos vieram com os tamanhos errados. Porém, apenas 3 crianças ainda não têm o uniforme. Os demais já os têm e, por tanto, devem vir para a escola devidamente uniformizados.

2º - O HORÁRIO:
Está nas páginas 11 e 12 da agenda:
ü INÍCIO E TÉRMINO DAS AULAS:
·        Turno matutino: início 7h – término 11h20
·        Turno vespertino: início 13h – término 17h20
ü ALUNOS EM SITUAÇÃO DE ATRASO:
·           A tolerância é de até 15 minutos;

3º - ESPORTE:
Horário è 17h20 às 18h20 (escolinha).
Início dia 12/03 do CARATÊ
                       
Ä BALÉè Infelizmente ainda não conseguimos uma professora para 2013. Quando falamos que é em Cidade das Flores, elas desistem alegando ser muito longe. Mas, estamos providenciando.
4º - DIA DA FRUTA:
        É importante enviar a fruta para o lanche, não por que o Colégio tem o dia da fruta, e sim, porque é saudável para o seu(sua) filho(a). Por tanto, se possível, envie frutas todos os dias, e no Dia da Fruta, envie somente a fruta e não frutas e guloseimas. A saúde do(a) seu(sua) filho(a) agradece!

5º - REUNIÃO MENSAL DA COORDENAÇÃO COM AS MONITORAS
        Conforme calendário escolar (páginas 18 da agenda), fazemos uma parada para avaliarmos a nossa caminhada pedagógica e organizar o planejamento do mês seguinte. Neste mês de março não fizemos, mas no próximo estaremos realizando essa parada. E assim que tivermos a data, avisaremos o mais breve possível. Já adiantamos que nesse dia não haverá aula para nenhum dos turnos.

6º - TRÍDUO DA PAIXÃO:
        Estamos vivenciando no Colégio os momentos mais significativos dos últimos dias de Jesus. Somente com os alunos e professoras. O horário é normal.
2ª feira – 25/03 è 2 milagres de Jesus e o Domingo de Ramos
3ª feira  - 26/03 è O Lava – pés e a Última Ceia
4ª feira -  27/03 è Crucificação de Jesus

7º - FERIADO DA SEMANA SANTA
        Teremos aula até dia 27 de março e retornaremos com os testes dia 01 de abril.

8º - SEMANA DE TESTES
        Já foi enviado o roteiro dos testes do 1º trimestre. Está colado na agenda na página 29. Acompanhem e estudem junto com seus(suas) filhos(as)

9º - NOSSA 1ª SEXTA FEIRA RECREATIVA 2013 ESTÁ CHEGANDO!
        No próximo dia 05 de abril, será a nossa 1ª sexta feira recreativa.
É necessário que os(as) alunos(as) tragam na mochila, além do material escolar do dia: toalha de banho, roupa de banho, sandália ou chinelo, pente ou escova e roupa para trocar.
Lembramos:
*    Que neste dia haverá para o ensino fundamental TESTE de HISTÓRIA e para a educação infantil TESTE de SOCIEDADE;
*    O momento recreativo acontecerá após o lanche;
*    Todos os alunos deverão vir UNIFORMIZADOS e com o seu lanche;
*     Caso seja um dia chuvoso, a recreação passará para a sexta subsequente.

Caros PAIS e ALUNOS INTERATIVOS, voltamos a insistir para que nos ajudem no cumprimento das normas da Escola!

Tenham um bom feriado e uma Semana Santa abençoada para todos!
Feliz Páscoa!

São Gonçalo do Amarante, 26 de março de 2013.
     A Direção

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CONSELHO AOS PAIS

CONSELHO AOS PAIS

25/05/09

Já na sua infância, desde cedo, não dê à ele tudo o que quiser, assim quando ele crescer, não ficará a espera que o mundo lhe dê o que deseja; Não ache graça de seu palavreado chulo e grosseiro; Inicie-o nos caminhos de uma educação religiosa, sem fanatismo, que não pregue a divisão e sim, a união do povo de Deus; Não apanhe tudo que ele deixar jogado: livros, brinquedos, sapatos, roupas e ... Habitue-o a guardar todos os seus pertences; Não faça tudo para ele. Ensine-o a fazer de tudo, a fim de que não seja um eterno dependente dos outros; Evite, a todo custo, discutir com freqüência na presença dele; Não o defenda, intransigentemente, contra seus professores. Apure os fatos com calma. Lembre-se que os professores são seus parceiros e não seus inimigos; Não tente dominá-lo querendo que ele seja a sua cópia, mas tente sempre persuadi-lo através de um diálogo sincero e amigo. Respeite sua personalidade; Finalmente, prepare-se para no futuro ter somente orgulho e alegria de ter realmente, criado um filho com dignidade; Lembre-se: se fizeres o contrário disto, corre o risco de uma vida futura cheia de angústias, decepções e lágrimas de dor. (Texto adaptado pelo Professor Francisco Jaegge)

LIMITES NA EDUCAÇÃO - Fábio Henrique Prado de Toledo

LIMITES NA EDUCAÇÃO - Fábio Henrique Prado de Toledo

Limites na educação

Fábio Henrique Prado de Toledo

Algum tempo atrás manifestei nesta coluna certa perplexidade com o Projeto de Lei n. 2.654/2003, com o que se pretendia proibir qualquer forma de punição corporal a crianças e adolescentes. Como disse naquela oportunidade, o assunto merece ser melhor refletido.

Penso que as “palmadas” nas crianças não são mesmo um recurso educativo a ser utilizado a todo momento. Mais ainda, conheço vários pais que conseguiram educar muito bem sem jamais ter sequer levantado a mão contra os filhos. Aliás, se analisarmos bem, muitas das vezes que se bate numa criança, faz-se porque o pai ou a mãe estão nervosos com outro assunto que os afligem e a travessura foi apenas o estopim. Outras vezes, quase sempre, bate-se porque não se tem paciência para explicar o porquê de não poder ela fazer algo, dando os motivos pelos quais sua conduta não é adequada e, sobretudo, expondo as boas razões para se proceder corretamente.

O problema de leis radicais como essa são as más interpretações que podem causar. Estou certo de que, tão-logo aprovada, não tardará em surgir nas escolas e nas famílias uma falsa concepção do tipo: não se pode fazer nada com o garoto que não obedece, pois do contrário pode ser “processado”. Ou, pior ainda, as próprias crianças poderão incorporar o falso conceito e se levantarem contra os educadores, pais e professores, numa arredia desobediência a qualquer tipo de ordem com o petulante argumento: “não pode fazer nada comigo, sou menor”.

Não há educação sem limites. Já relatei a história de um garoto que, durante uma viagem com os colegas de escola para um acampamento, se queixava com o professor de que seus pais não lhe davam liberdade, que dependia da autorização deles para quase tudo. Esse bom professor deu ao aluno uma brilhante lição, que merece ser contada novamente:

“Seus pais não permitem que você faça tudo o que quer porque o amam. Veja esse pequeno riacho, em sua nascente, uma margem é bem próxima da outra. É o que ocorre com uma criança pequena, de tudo dependem dos pais. O riacho, conforme vai avançando, as suas margens vão ficando cada vez mais distantes, até que deságüe no mar, onde não há mais margens. Assim deveriam os pais fazer com os filhos. A autoridade dos pais é a margem dos rios que permite que cheguem ao destino.

Quanto maior o rio, mais distantes as margens, quanto maior e mais responsável o filho, maior pode ser a sua autonomia. E veja, que bom que é a margem, imagine o que seria do rio sem ela? Veja aquela parte do rio em que a margem é menos resistente, parte da água caiu para fora e apodrece à beira do rio, não chegará ao mar. Assim acontece com os filhos que possuem pais fracos, que não desempenham a obrigação de exercer a autoridade: deixam seus filhos perdidos nas ribanceiras do mundo, não chegam ao mar".

Soube também do drama de uma adolescente que talvez ilustre o desastre que é a educação sem limites. Trata-se de uma jovem de quatorze anos que estava deprimida e resolveu fazer um tratamento psicológico. Depois de algumas sessões, ela acabou por deixar de escapar algo, aparentemente sem importância, mas que revelava a causa de sua “depressão”.

Disse ela: “quando as minhas amigas me convidam para algum passeio que eu não quero, gosto muito de dizer que meus pais não deixaram. É a desculpa que mais me agrada”. “Você sabe por que isso lhe agrada?”, perguntou o psicólogo. “Na verdade não sei”, prosseguiu ela, “os pais de minhas amigas sempre as proíbem de fazer algo que elas verdadeiramente gostariam, mas eles também conversam com elas, fazem programas juntos, penso que elas ganham um beijo dos pais antes de irem dormir...”. Ela não contém as lágrimas que escorrem, e depois conclui: “meus pais me deixam fazer tudo o que eu quero porque não gostam de mim. Fazem isso para que eu não os incomode, então eu costumo dizer a minhas amigas que me proíbem de fazer alguma coisa para que não percebam que meus pais não me amam”.

Comprometedor esse relato, não? É hora, pois, de levá-lo mais a sério.

Fábio Henrique Prado de Toledo é Juiz de Direito em Campinas. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Articulista do Correio Popular de Campinas e de alguns outros jornais. Casado, pai de 8 filhos e Membro do Conselho de Administração do Colégio Nautas.

e-mail: fabiotoledo@apamagis.com.br

Publicado no Portal da Família em 22/06/2010