A
família é uma escola de humanismo onde pais e filhos aprendem a refletir
juntos. Em uma família deve existir a autoridade e disciplina – a
autoridade-serviço. A autoridade-serviço necessita de umas normas estabelecidas
previamente, não de forma caprichosa. Devem ser reconhecidas por todos e se os
filhos colaboraram em escolhê-las, melhor.
Antes,
a autoridade procurava a perfeição da ação realizada, agora procura a melhora
pessoal do que obedece. É uma autoridade mais participativa e compartilhada na
qual se busca o bem das pessoas.
Deve-se
exercer a autoridade mais do que para ter um lar ordenado, para que os filhos
melhorem na ordem e os pais se esforcem também em melhorar.
Para
exercer a autoridade-serviço é conveniente que exista uma base de normas ou regras
que todos devem viver. Conforme os filhos se tornam maiores, eles podem
participar em estabelecê-las, sempre que a última palavra seja dos pais.
Autoridade
e amor devem andar juntos. Exercemos a autoridade porque queremos bem nossos
filhos e também para ajudar-lhes a serem pessoas responsáveis.
A
formação dos pais
Os
pais enquanto são pais estão educando. Não há férias nem descansos. Estar em
dia exige um esforço por uma formação permanente.
A
cada ano os pais se encontram diante de uma situação diferente. Os filhos são
diferentes, o ambiente em que se movem muda. Os pais precisam então receber uma
formação contínua.
A
formação dos filhos necessita de um projeto que tenha três áreas:
- um projeto para o corpo
- um projeto para a inteligência
- um projeto para a vontade
Ajudar
os filhos a serem pessoas livres e responsáveis é o objetivo do projeto.
O
bom exemplo dos pais é algo vital, indispensável, necessário e também não é
suficiente...
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segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012
CONSELHO AOS PAIS
25/05/09
LIMITES NA EDUCAÇÃO - Fábio Henrique Prado de Toledo
Limites na educação
Fábio Henrique Prado de Toledo
Algum tempo atrás manifestei nesta coluna certa perplexidade com o Projeto de Lei n. 2.654/2003, com o que se pretendia proibir qualquer forma de punição corporal a crianças e adolescentes. Como disse naquela oportunidade, o assunto merece ser melhor refletido.
Penso que as “palmadas” nas crianças não são mesmo um recurso educativo a ser utilizado a todo momento. Mais ainda, conheço vários pais que conseguiram educar muito bem sem jamais ter sequer levantado a mão contra os filhos. Aliás, se analisarmos bem, muitas das vezes que se bate numa criança, faz-se porque o pai ou a mãe estão nervosos com outro assunto que os afligem e a travessura foi apenas o estopim. Outras vezes, quase sempre, bate-se porque não se tem paciência para explicar o porquê de não poder ela fazer algo, dando os motivos pelos quais sua conduta não é adequada e, sobretudo, expondo as boas razões para se proceder corretamente.
O problema de leis radicais como essa são as más interpretações que podem causar. Estou certo de que, tão-logo aprovada, não tardará em surgir nas escolas e nas famílias uma falsa concepção do tipo: não se pode fazer nada com o garoto que não obedece, pois do contrário pode ser “processado”. Ou, pior ainda, as próprias crianças poderão incorporar o falso conceito e se levantarem contra os educadores, pais e professores, numa arredia desobediência a qualquer tipo de ordem com o petulante argumento: “não pode fazer nada comigo, sou menor”.
Não há educação sem limites. Já relatei a história de um garoto que, durante uma viagem com os colegas de escola para um acampamento, se queixava com o professor de que seus pais não lhe davam liberdade, que dependia da autorização deles para quase tudo. Esse bom professor deu ao aluno uma brilhante lição, que merece ser contada novamente:
“Seus pais não permitem que você faça tudo o que quer porque o amam. Veja esse pequeno riacho, em sua nascente, uma margem é bem próxima da outra. É o que ocorre com uma criança pequena, de tudo dependem dos pais. O riacho, conforme vai avançando, as suas margens vão ficando cada vez mais distantes, até que deságüe no mar, onde não há mais margens. Assim deveriam os pais fazer com os filhos. A autoridade dos pais é a margem dos rios que permite que cheguem ao destino.
Quanto maior o rio, mais distantes as margens, quanto maior e mais responsável o filho, maior pode ser a sua autonomia. E veja, que bom que é a margem, imagine o que seria do rio sem ela? Veja aquela parte do rio em que a margem é menos resistente, parte da água caiu para fora e apodrece à beira do rio, não chegará ao mar. Assim acontece com os filhos que possuem pais fracos, que não desempenham a obrigação de exercer a autoridade: deixam seus filhos perdidos nas ribanceiras do mundo, não chegam ao mar".
Soube também do drama de uma adolescente que talvez ilustre o desastre que é a educação sem limites. Trata-se de uma jovem de quatorze anos que estava deprimida e resolveu fazer um tratamento psicológico. Depois de algumas sessões, ela acabou por deixar de escapar algo, aparentemente sem importância, mas que revelava a causa de sua “depressão”.
Disse ela: “quando as minhas amigas me convidam para algum passeio que eu não quero, gosto muito de dizer que meus pais não deixaram. É a desculpa que mais me agrada”. “Você sabe por que isso lhe agrada?”, perguntou o psicólogo. “Na verdade não sei”, prosseguiu ela, “os pais de minhas amigas sempre as proíbem de fazer algo que elas verdadeiramente gostariam, mas eles também conversam com elas, fazem programas juntos, penso que elas ganham um beijo dos pais antes de irem dormir...”. Ela não contém as lágrimas que escorrem, e depois conclui: “meus pais me deixam fazer tudo o que eu quero porque não gostam de mim. Fazem isso para que eu não os incomode, então eu costumo dizer a minhas amigas que me proíbem de fazer alguma coisa para que não percebam que meus pais não me amam”.
Fábio Henrique Prado de Toledo é Juiz de Direito em Campinas. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Articulista do Correio Popular de Campinas e de alguns outros jornais. Casado, pai de 8 filhos e Membro do Conselho de Administração do Colégio Nautas.
e-mail: fabiotoledo@apamagis.com.br