segunda-feira, 17 de março de 2014

SEMANA DE TESTES - 1º TRIMESTRE

Colégio Interativo Fonte do Saber


“O professor é aquele que faz duas ideias crescerem onde antes só crescia uma.“(Albert Hubbard)

    ROTEIRO DOS TESTES DO 1º TRIMESTRE/2014
EDUCAÇÃO INFANTIL


III NÍVEL – PROFESSORA ELANE
LINGUAGEM
17/03/2014 ó (2ª FEIRA)
v COORDENAÇÃO MOTORA à Págs.05, 06, 07, 09, 11 e 15.
v VOGAL “A, a” àPág. 22 e (CADERNO).

NATUREZA
19/03/2014 ó (4ª FEIRA)
v  ÓRGÃOS DOS SENTIDOS à Págs. 191 até 195 e (CADERNO).

MATEMÁTICA
20/03/2014 ó (5ª FEIRA)
v  CORES à Págs. 111 até 118 e (CADERNO).
v  NUMERAL “0”. à Págs. 173 e (CADERNO).
v  GRANDE E PEQUENO àPág. 119 e (CADERNO).

SOCIEDADE
21/03/2014 ó (6ª FEIRA)
v  APRENDER COM AS CRIANÇAS à Págs. 239, 240, 241, 242.
DATAS SOCIO COMEMORATIVAS:
CARNAVALà (CADERNO).

III NÍVEL – PROFESSORA SELMA
LINGUAGEM
17/03/2014 ó (2ª FEIRA)
v COORDENAÇÃO MOTORA à Págs.05, 06, 07, 09, 11 e 15.
v VOGAL “A, a” àPág. 22 e (CADERNO).

NATUREZA
18/03/2014 ó (3ª FEIRA)
v  ÓRGÃOS DOS SENTIDOS à Págs. 191 até 195 e (CADERNO).


MATEMÁTICA
20/03/2014 ó (5ª FEIRA)
v  CORES à Págs. 111 até 118 e (CADERNO).
v  NUMERAL “0”. à Págs. 173 e (CADERNO).
v  GRANDE E PEQUENO àPág. 119 e (CADERNO).

SOCIEDADE
21/03/2014 ó (6ª FEIRA)
v  APRENDER COM AS CRIANÇAS à Págs. 239, 240, 241, 242.
DATAS SOCIO COMEMORATIVAS:
·         CARNAVALà (CADERNO).


IV NÍVEL – PROFESSORAS ANDRÉA E ALINE
LINGUAGEM
17/03/2014 ó (2ª FEIRA)
v COORDENAÇÃO MOTORA
v VOGAL “A” à Págs.18 até 22 e 30.
v à(CADERNO).

NATUREZA
19/03/2014 ó (4ª FEIRA)
v COORDENAÇÃO MOTORA
v CONSTRUÇÃO DO EU
             à Págs.227 até 230
v    CORPO HUMANO (CADERNO)

MATEMÁTICA
20/03/2014 ó (5ª FEIRA)
v COORDENAÇÃO MOTORA
v CORES àPágs.135 até 137.
v NÚMERAL 1àPágs.199 até 203.
v (CADERNO).
SOCIEDADE
21/03/2014 ó (6ª FEIRA)
v O EU à Págs.296 e 297.
v BRINQUEDOS PREFERIDOS
                à Págs.294 e 295.
v à(CADERNO).

IV NÍVEL – PROFESSOR MÉRCIA
LINGUAGEM
17/03/2014 ó (2ª FEIRA)
v COORDENAÇÃO MOTORA
v VOGAL “A” à Págs.18 até 22 e 30.
v à(CADERNO).
 NATUREZA
18/03/2014 ó (3ª FEIRA)
v COORDENAÇÃO MOTORA
v CONSTRUÇÃO DO EU à Págs.227 até 230
v  CORPO HUMANO (CADERNO)

MATEMÁTICA
20/03/2014 ó (5ª FEIRA)
v COORDENAÇÃO MOTORA
v CORES àPágs.135 até 137.
v NÚMERAL 1àPágs.199 até 203.
v (CADERNO).
SOCIEDADE
21/03/2014 ó (6ª FEIRA)
v O EU à Págs.296 e 297.
v BRINQUEDOS PREFERIDOS  à Págs.294 e 295.
à(CADERNO).


V NÍVEL – PROFESSORA ISABEL
 LINGUAGEM
17/03/2014 ó (2ª FEIRA)

v COORDENAÇÃO MOTORA e VISOMOTORA
v VOGAIS MAIÚSCULAS E MINÚSCULAS DE CALIGRAFIA à Págs. 12 até 33.
v 1º E 2º NOME DO ALUNO COM CRACHÁ à (CADERNOS).

NATUREZA
19/03/2014 ó (4ª FEIRA)
 v O CORPO à Págs.227 até 229.
v PARTES DO CORPO à Págs. 230 até 233.
v ORGÃOS DOS SENTIDOS à Págs. 234 até 237.
v (CADERNOS).
MATEMÁTICA
20/03/2014 ó (5ª FEIRA)
 v MAIS LARGO/ MAIS ESTREITO à Pág. 148.
v GRANDE/PEQUENO à Pág. 150.
v MAIOR/MENOR à Pág. 152.
v ALTO/BAIXO à Pág. 154.
v FRENTE/TRÁS/ ENTRE à Pág. 156.
v NUMERAIS 1 ATÉ 5 à Págs. 148 até 157.

SOCIEDADE
21/03/2014 ó (6ª FEIRA)
 v VOCÊà Págs. 293 até 295.
v A FAMÍLIAàPágs. 296 até 300.
DATAS SOCIO-COMEMORATIVAS:
·                   O CARNAVAL à(CADERNOS).

ENSINO FUNDAMENTAL I

PROFESSORA MÉRCIA - 1º ANO

LÍNGUA PORTUGUESA
17/03/2014 ó (2ª FEIRA)
v  ALFABETO MAIÚSCULO E MINÚSCULO à Págs. 08 até 10.
v  LETRAS DO SEU NOME à Pág. 11.
v  VOGAIS/ ENCONTROS VOCÁLICOS à Págs.12 até 16.
v  LETRAS CURSIVAS DE IMPRENSA/ CONSOANTES à(CADERNO).
v  CALIGRAFIA à Págs. 12 até 17 e 71.
CIÊNCIAS
18/03/2013 ó (3ª FEIRA)
v  ELEMENTOS DA NATUREZA/ ANIMAIS, VEGETAIS E MINERAIS à Págs.304 e 305.
v  SERES VIVOS E NÃO VIVOS à Págs. 306 e 307.
v  ELEMENTOS TRANSFORMADOS PELO HOMEM à Pág. 308.
v  COMPONENTES NECESSÁRIOS PARA A SOBREVIVÊNCIA DOS SERES VIVOS à Págs.309.
MATEMÁTICA
19/03/2014 ó (4ª FEIRA)

v  A IDEIA DE QUANTIDADEà Págs.142 e 143.
v  OS NÚMEROS NA NOSSA VIDA àPág. 144.
v  A REPRESENTAÇÃO DOS NÚMEROS NATURAIS à Págs.145 e 146.
v  NÚMEROS DE 1 A 9 à Págs.147 e 155.
v  NÚMERO 0à Págs.156 e 157.
GEOGRAFIA
20/03/2014 ó (5ª FEIRA)


v  O LUGAR ONDE VIVO (LUGARES NATURAIS E MODIFICADOS, BAIRRO, RUA) à Págs. 247 e 275.
v  O LUGAR ONDE MORO à Pág. 266 até 278.
HISTÓRIA
21/03/2014 ó (6ª FEIRA)

v  EU CRIANÇAà Pág.228 e 229.
v  A LINHA DO TEMPO DE NOSSA VIDA à Págs. 230 e 231.
v  TODOS TÊMOS NOMES à Págs. 232 e 233.

LÍNGUA INGLESA
25/03/ 2014 ó (3ª FEIRA)

v GREETINGSà Pág.392.
I LIKE COLORS àPágs. 393 e 394

PROFESSORA GILMARA - 2º ANO

LÍNGUA PORTUGUESA
17/03/2014 ó (2ª FEIRA)
v INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
v O ALFABETO à Pág. 10.
v PALAVRAS COM GA- GO – GU à Págs.11 e 12.
v LETRAS MAIÚSCULAS E MINÚSCULAS à Pág. 15.
v CALIGRAFIA à Págs.08 e 09.

CIÊNCIAS
18/03/2013 ó (3ª FEIRA)
v O CORPO HUMANO à Págs. 284 e 285.
v OS OSSOS E OS MÚSCULOS à Págs. 286 e 287.
MATEMÁTICA
19/03/2014 ó (4ª FEIRA)
v OS NÚMEROS NO DIA A DIA à Pág. 94.
v COMPARAÇÃO DE NÚMEROS: IGUAL, MAIOR OU MENOR
                                                                                              à Págs. 95 até 97.
v SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL – UNIDADE E DEZENA
                                                                           à Págs. 98 até 100.
v OS NÚMEROS DE 11 A 20 à Págs. 101 até 103.
v DEZENAS EXATAS à Págs. 104 até 108.
v ANTECESSOR E SUCESSOR à CADERNO.
GEOGRAFIA
20/03/2014 ó (5ª FEIRA)
v AS MORADIAS à Págs.244 até 247.
v A CONSTRUÇÃO DA MORADIA à Págs.248 e 249.
v MEU ENDEREÇO É... à Págs.250 até 252.

HISTÓRIA
21/03/2014 ó (6ª FEIRA)
v SER CRIANÇA à Págs.196 e 197.
v QUEM É VOCÊ? à Pág. 198.
v COMO É SEU JEITO DE SER? à Pág. 199.
v SUA MARCA à Pág. 200.
DATAS SOCIO C0MEMORATIVAS: O CARNAVAL

LÍNGUA INGLESA
28/03/ 2014 ó (6ª FEIRA)
v WHATS IS YOUR NAME?  àPágs.386 até 388.
I AM 7 YEARS OLD àPágs.389 até 390

PROFESSORA DEYSE - 3º ANO

LÍNGUA PORTUGUESA
17/03/2014 ó (2ª FEIRA)

v INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
v ALFABETO: MAIÚSCULO E MINÚSCULO à Págs. 09 até 11.
v “R” ENTRE VOGAIS à Págs. 11 e 12.
v ENCONTRO VOCÁLICO: DITONGO, TRITONGO E HIATOàPágs. 15 e 16.
v PALAVRAS COM ÃO(S), ÃE(S), OES.  à Pág. 17.
CIÊNCIAS
18/03/2013 ó (3ª FEIRA)

v ONDE VIVEMOS: O SISTEMA SOLAR, PLANETA TERRA, O SOL, A LUA E COMO SE OBSERVAM OS ASTROS à Págs. 316 até 324.
MATEMÁTICA
19/03/2014 ó (4ª FEIRA)
v OS NÚMEROS E UM POUCO DE SUA HISTÓRIA: Sistema de Numeração Egípcio, Sistema de Numeração Romano à Págs. 134 até 137.
v OS NÚMEROS DOS DIAS DE HOJE – SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL à Págs. 138 e 139.
v SISTEMA DE NÚEMRAÇÃO DECIMAL: DEZENA à Págs. 140 até 142.
v ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO e MULTIPLICAÇÃO (X 2)à (CADERNO).
GEOGRAFIA
20/03/2014 ó (5ª FEIRA)
v A VIDA EM COMUNIDADE à Pág. 274.
v DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA à Pág. 275.
v AS MUITAS COMUNIDADES à Págs. 276 até 278.
HISTÓRIA
21/03/2014 ó (6ª FEIRA)
v O DIA A DIA DAS CRIANÇAS à Págs. 228 e 229.
v CRIANÇAS EM OUTROS TEMPOS à Págs. 230 até 232.
v DIREITOS E DEVERES DAS CRIANÇAS NOS DIAS DE HOJE
                                                                                                 à Págs. 232 até 234.
DATAS SOCIO-COMEMORATIVAS:
·      CARNAVAL à Pág. 252.
·      DIA INTERNACIONAL DA MULHER à (CADERNO).

LÍNGUA INGLESA
28/03/ 2014 ó (6ª FEIRA)
v A HOUSE OR NA APARTIMENT? à Págs. 440 e 441.
v I LIKE FRUIT SALAD à Págs. 442 até 445

PROFESSORA JANE - 4º ANO

LÍNGUA PORTUGUESA
17/03/2014 ó (2ª FEIRA)
v ENCONTRO VOCÁLICO E ENCONTRO CONSONANTALà Págs. 09 e 10.
v M ANTES DE P E B/PALAVRAS COM NA, EM, IN, ON, UMàPágs.10 e 11.
v DÍGRAFOS à Págs.14 e 15.
v ACENTO AGUDO E CIRCUNFLEXO à Págs.20 e 21.

CIÊNCIAS
18/03/2013 ó (3ª FEIRA)

v A TERRA NO ESPAÇO  à Págs.358 até 360.
v OS MOVIMENTOS DA TERRA  à Págs.361 até 364.
v AS ESTAÇÕES DO ANO à Págs.365 e 366.
v A LUA à Págs.367 até 370.

MATEMÁTICA
19/03/2014 ó (4ª FEIRA)
v ANTECESSOR E SUCESSOR DE UM NÚMERO NATURALà Págs.144 e 145.
v NÚMEROS ORDINAIS à Págs.146 e 147.
v SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL à Págs.148 até 153.
v SIMETRIA à Págs.154 e 155.
v SISTEMA DE NUMERAÇÃO ROMANO. à Págs.158 e 159.

GEOGRAFIA
20/03/2014 ó (5ª FEIRA)
v NOSSO PAÍSà Págs.300 e 301.
v AS REGIÕES BRASILEIRAS à Págs. 302 e 303.
v REPRESENTANDO O BRASIL NOS MAPAS à Págs. 304 e 305.
v SEU ESTADO FAZ PARTE DO BRASIL à Págs. 306 e 307.

HISTÓRIA
21/03/2014 ó (6ª FEIRA)
v OS DOCUMENTOS E O TEMPO NA HISTÓRIA à Págs. 246 até 249 e (CADERNO).
LÍNGUA INGLESA
28/03/ 2014 ó (6ª FEIRA)
v MY COUNTRY IS BRASIL à Págs. 484 até 489

PROFESSORA CRISTIANO - 5º ANO

LÍNGUA PORTUGUESA
17/03/2014 ó (2ª FEIRA)

v INTERPRETAÇÃO TEXTUAL
v FONEMAS E LETRAS/ ENCONTRO VOCÁLICO/ VOGAL E SEMIVOGAL/ ENCONTRO CONSANANTAL àPágs. 14, 15, 16, 17 e 18.
v ONDE - AONDE/ A GENTE – AGENTE àPág.34.
v SENÃO – SE MÃO / AO ENCONTRO DE – DE ENCONTRO À à Pág.35.
v SOBRE / SOB à Pág.37.

CIÊNCIAS
18/03/2013 ó (3ª FEIRA)
v O UNIVERSO E A TERRA à Págs.06 até 09.
v TERRA NOSSO PLANETA à Págs.11 até 17.

MATEMÁTICA
19/03/2014 ó (4ª FEIRA)
v SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL à Págs.16 até 18.
v VALOR RELATIVO E VALOR ABSOLUTO à Págs.19 e 20.
v ORDENS E CLASSES à Págs.21 e 22.
v DECOMPOSIÇÃO NUMÉRICA àPágs.23 até 30.
v OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS: ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO/ MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO àPágs.31 até 58.
GEOGRAFIA
20/03/2014 ó (5ª FEIRA)
v A DIVISÃO POLÍTICA DO BRASIL àPágs.132 até 136.
v BRASIL: RELEVO, LITORAL E HIDROGRAFIA àPágs.138 até 155.
GEOGRAFIA DO RN
v O BRASIL: SUA LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA àPágs.29 até 31.
v HIDROGRAFIA àPágs. 54 até 57.
HISTÓRIA
21/03/2014 ó (6ª FEIRA)
v O ESTUDO DA HISTÓRIA DO BRASILàPágs.06 até 12.
v OS PERÍODOS DA HISTÓRIA DO BRASIL àPágs. 13 até 15.
v OS PRIMEIROS GRUPOS HUMANOS DO BRASIL àPágs.16 até 22.

LÍNGUA INGLESA
28/03/ 2014 ó (6ª FEIRA)

HOW ARE YOU DOING? àPágs.06 até 13

ENSINO FUNDAMENTAL II

6º ANO

   HISTÓRIA - 17/03/2014 ó (2ª FEIRA)

v  CAPÍTULO 1 – QUE HISTÓRIA É ESSA à Págs. 11 até 22.
v  CAPÍTULO 2 – A PRÉ-HISTÓRIA à Págs. 25 até 46.
v  CAPÍTULO 3 – O POVOAMENTO DA AMÉRICA à Págs.48 até 64.

CIÊNCIAS - 18/03/2014 ó (3ª FEIRA)

v  ECOLOGIA à
v  RELAÇÕES ECOLÓGICAS
v  TROCAS DE ENERGIA EM UM ECOSSISTEMA

LÍNGUA ESPANHOLA - 18/03/2014 ó (3ª FEIRA)

v  ESTUDAR OS TEXTOS E VOCABULÁRIOS DO LIVRO
                                                                               à Págs.10 até 15.

GEOGRAFIA - 19/03/2014 ó (4ª FEIRA)

v  ESTUDAR OS 1º, 2º E 3º TRABALHOS REFERENTES AOS CAPÍTULOS 1, 2 E 3 DO LIVRO à Págs. 12 até 26, 32 até 47 e 52 até 73.
ð OBS: OS ALUNOS QUE NÃO ENTREGARAM E NÃO FIZERAM
OS TRABALHOS. ESTUDAR O CAPÍTULO INTEIRO O QUAL FAZ MENÇÃO AO TRABALHO.

ENSINO RELIGIOSO - 19/03/2014 ó (4ª FEIRA)

v CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2014:
v UNIDADE 1 - INTERNAUTAS DO INVISÍVEL
à Págs. 08 até 21.

ARTES - 20/03/2014 ó (5ª FEIRA)

v  O QUE É ARTE?
v  A ARTE EM NOSSA VIDA
v  ARTE TODO DIA                   
v  INTERFACE ARTÍSTICA –  IMAGENS E FORMAS.

LÍNGUA PORTUGUESA - 20/03/2014 ó (5ª FEIRA)

v INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
v TIPOS DE FRASE à Pág. 18.
v LINGUAGEM VERBAL, LINGUAGEM NÃO VERBAL E LINGUAGEM MISTA à Pág. 21.
v NÍVEIS DE LINGUAGEM à Pág. 30.
v PRODUÇÃO DE TEXTO

LÍNGUA INGLESA - 21/03/2014 ó (6ª FEIRA)

v  HI´S AND BYE´S àPágs. 12 até 19.

MATEMÁTICA - 21/03/2014 ó (6ª FEIRA)

v  ESTUDAR OS 1º, 2º E 3º TRABALHOS REFERENTES
 AOS CAPÍTULOS 1,2 E 3 DO LIVRO à Págs.11 até 25, 28 até 54 e 63 até 79.
ð OBS: OS ALUNOS QUE NÃO ENTREGARAM E NÃO FIZERAM OS TRABALHOS.
ESTUDAR O CAPÍTULO INTEIRO O QUAL FAZ MENÇÃO AO TRABALHO

7º ANO


GEOGRAFIA - 17/03/2014 ó (2ª FEIRA)

v  ESTUDAR OS 1º, 2º e 3º TRABALHOS REFERENTES AOS CAPÍTULOS 1, 2 e 3 DO LIVRO à Págs. 12 até 25, 32 até 49 e 54 até 67.
ð OBS: Os alunos que não entregaram e não fizeram os trabalhos. Estudar o capítulo inteiro o qual faz menção ao trabalho.

LÍNGUA PORTUGUESA - 18/03/2014 ó (3ª FEIRA)

v  INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
v  FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO à Pág. 15.
v  SUJEITO E PREDICADO à Pág. 16.
v  PRODUÇÃO DE TEXTO

ARTES - 18/03/2014 ó (3ª FEIRA)

v O QUE É ARTES?
v A MÁGIA DO DESENHO   
v PONTO E LINHA
v A ARTE NO DIA A DIA  DAS PESSOAS
ð CADERNO

HISTÓRIA - 19/03/2014 ó (4ª FEIRA)

v  CAPÍTULO 1 – EUROPA: AS MIGRAÇÕES E O FEUDALISMO
                                                                         à Págs. 11 até 36.
v  CAPÍTULO 2 – IGREJA E PODER NA IDADE MÉDIA
                                                                         à Págs. 39 até 51.

MATEMÁTICA - 19/03/2014 ó (4ª FEIRA)

v  ESTUDAR OS 1º, 2º E 3º TRABALHOS REFERENTES AOS CAPÍTULOS 1,2 e 3 DO LIVRO à Págs.11 até 37, 40 até 60 e 62 até 82.
ð OBS: Os alunos que não entregaram e não fizeram os trabalhos. Estudar o capítulo inteiro o qual faz menção ao trabalho.

CIÊNCIAS - 20/03/2014 ó (5ª FEIRA)

v BIOSFERA à
v CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS à
v ORIGEM E EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS à
     
LÍNGUA ESPANHOLA - 20/03/2014 ó (5ª FEIRA)

v  ESTUDAR OS TEXTOS E VOCABULÁRIOS DO LIVRO
                                                                            à Págs.10 até 19.

LÍNGUA INGLESA - 21/03/2014 ó (6ª FEIRA)

v  LET´S RECAP! à Págs. 08 até 15.
v  WHO NA DO WHAT? à Págs. 16 até 25.

ENSINO RELIGIOSO - 19/03/2014 ó (6ª FEIRA)

v CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2014:

UNIDADE 1 - O PORÃO DAS SURPRESAS à Págs. 08 até 21.

CONSELHO AOS PAIS

CONSELHO AOS PAIS

25/05/09

Já na sua infância, desde cedo, não dê à ele tudo o que quiser, assim quando ele crescer, não ficará a espera que o mundo lhe dê o que deseja; Não ache graça de seu palavreado chulo e grosseiro; Inicie-o nos caminhos de uma educação religiosa, sem fanatismo, que não pregue a divisão e sim, a união do povo de Deus; Não apanhe tudo que ele deixar jogado: livros, brinquedos, sapatos, roupas e ... Habitue-o a guardar todos os seus pertences; Não faça tudo para ele. Ensine-o a fazer de tudo, a fim de que não seja um eterno dependente dos outros; Evite, a todo custo, discutir com freqüência na presença dele; Não o defenda, intransigentemente, contra seus professores. Apure os fatos com calma. Lembre-se que os professores são seus parceiros e não seus inimigos; Não tente dominá-lo querendo que ele seja a sua cópia, mas tente sempre persuadi-lo através de um diálogo sincero e amigo. Respeite sua personalidade; Finalmente, prepare-se para no futuro ter somente orgulho e alegria de ter realmente, criado um filho com dignidade; Lembre-se: se fizeres o contrário disto, corre o risco de uma vida futura cheia de angústias, decepções e lágrimas de dor. (Texto adaptado pelo Professor Francisco Jaegge)

LIMITES NA EDUCAÇÃO - Fábio Henrique Prado de Toledo

LIMITES NA EDUCAÇÃO - Fábio Henrique Prado de Toledo

Limites na educação

Fábio Henrique Prado de Toledo

Algum tempo atrás manifestei nesta coluna certa perplexidade com o Projeto de Lei n. 2.654/2003, com o que se pretendia proibir qualquer forma de punição corporal a crianças e adolescentes. Como disse naquela oportunidade, o assunto merece ser melhor refletido.

Penso que as “palmadas” nas crianças não são mesmo um recurso educativo a ser utilizado a todo momento. Mais ainda, conheço vários pais que conseguiram educar muito bem sem jamais ter sequer levantado a mão contra os filhos. Aliás, se analisarmos bem, muitas das vezes que se bate numa criança, faz-se porque o pai ou a mãe estão nervosos com outro assunto que os afligem e a travessura foi apenas o estopim. Outras vezes, quase sempre, bate-se porque não se tem paciência para explicar o porquê de não poder ela fazer algo, dando os motivos pelos quais sua conduta não é adequada e, sobretudo, expondo as boas razões para se proceder corretamente.

O problema de leis radicais como essa são as más interpretações que podem causar. Estou certo de que, tão-logo aprovada, não tardará em surgir nas escolas e nas famílias uma falsa concepção do tipo: não se pode fazer nada com o garoto que não obedece, pois do contrário pode ser “processado”. Ou, pior ainda, as próprias crianças poderão incorporar o falso conceito e se levantarem contra os educadores, pais e professores, numa arredia desobediência a qualquer tipo de ordem com o petulante argumento: “não pode fazer nada comigo, sou menor”.

Não há educação sem limites. Já relatei a história de um garoto que, durante uma viagem com os colegas de escola para um acampamento, se queixava com o professor de que seus pais não lhe davam liberdade, que dependia da autorização deles para quase tudo. Esse bom professor deu ao aluno uma brilhante lição, que merece ser contada novamente:

“Seus pais não permitem que você faça tudo o que quer porque o amam. Veja esse pequeno riacho, em sua nascente, uma margem é bem próxima da outra. É o que ocorre com uma criança pequena, de tudo dependem dos pais. O riacho, conforme vai avançando, as suas margens vão ficando cada vez mais distantes, até que deságüe no mar, onde não há mais margens. Assim deveriam os pais fazer com os filhos. A autoridade dos pais é a margem dos rios que permite que cheguem ao destino.

Quanto maior o rio, mais distantes as margens, quanto maior e mais responsável o filho, maior pode ser a sua autonomia. E veja, que bom que é a margem, imagine o que seria do rio sem ela? Veja aquela parte do rio em que a margem é menos resistente, parte da água caiu para fora e apodrece à beira do rio, não chegará ao mar. Assim acontece com os filhos que possuem pais fracos, que não desempenham a obrigação de exercer a autoridade: deixam seus filhos perdidos nas ribanceiras do mundo, não chegam ao mar".

Soube também do drama de uma adolescente que talvez ilustre o desastre que é a educação sem limites. Trata-se de uma jovem de quatorze anos que estava deprimida e resolveu fazer um tratamento psicológico. Depois de algumas sessões, ela acabou por deixar de escapar algo, aparentemente sem importância, mas que revelava a causa de sua “depressão”.

Disse ela: “quando as minhas amigas me convidam para algum passeio que eu não quero, gosto muito de dizer que meus pais não deixaram. É a desculpa que mais me agrada”. “Você sabe por que isso lhe agrada?”, perguntou o psicólogo. “Na verdade não sei”, prosseguiu ela, “os pais de minhas amigas sempre as proíbem de fazer algo que elas verdadeiramente gostariam, mas eles também conversam com elas, fazem programas juntos, penso que elas ganham um beijo dos pais antes de irem dormir...”. Ela não contém as lágrimas que escorrem, e depois conclui: “meus pais me deixam fazer tudo o que eu quero porque não gostam de mim. Fazem isso para que eu não os incomode, então eu costumo dizer a minhas amigas que me proíbem de fazer alguma coisa para que não percebam que meus pais não me amam”.

Comprometedor esse relato, não? É hora, pois, de levá-lo mais a sério.

Fábio Henrique Prado de Toledo é Juiz de Direito em Campinas. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Articulista do Correio Popular de Campinas e de alguns outros jornais. Casado, pai de 8 filhos e Membro do Conselho de Administração do Colégio Nautas.

e-mail: fabiotoledo@apamagis.com.br

Publicado no Portal da Família em 22/06/2010