domingo, 27 de novembro de 2011

 Circular nº 11/2011                                                           
Caríssimos Pais e/ou Responsáveis,
“Educar é semear um pouco de Deus no coração do homem, para ver brotar o amor através dos seus atos.”

Esta é a nossa última circular do ano letivo de 2011.
Tudo passou tão rápido que deixará saudades.
Mas estamos satisfeitos com os objetivos alcançados diante do desenvolvimento intelectual, cognitivo e afetivo de nossos educandos.
Agradecemos por nos confiarem a educação de seus filhos e filhas, e por acreditarem em nossa equipe.
Para podermos chegar ao fim do ano com o mesmo empenho e dedicação da família e do Colégio, em prol das nossas crianças, pedimos que LEIAM COM ATENÇÃO:

DE OLHO NAS DATAS ABAIXO PARA MELHOR ORGANIZAR O SEU FINAL DE ANO

v DOS ÚLTIMOS EVENTOS

Ø 24/11 (5ª feira) è Todos os alunos do matutino junto com os pais estão convidados a fazerem-se presentes na Abertura da III Mostra, no Colégio às 17h;
Ø 25/11 (6ª feira) è Os alunos devem estar no Colégio uniformizados, conduzindo apenas o lanche na lancheira e nos dois turnos (seguindo o horário do convite);
Ø 13/12 (3ª feira) è Último dia recreativo, aniversariantes do trimestre, amigo secreto e lanche coletivo. No Colégio, com a adesão no valor de R$ 5,00 (cinco reais) até dia 09/12 (seguirá posteriormente ficha de adesão);
LOCAL: No Colégio
HORÁRIO: das 8h às 11h.
O QUE LEVAR: Roupa de banho, toalha, presente(unissex) para o AMIGO SECRETO DA HORA no valor a partir de R$ 5,00.

v DO ENCERRAMENTO DAS AULAS, ENTREGA DOS RESULTADOS E RECUPERAÇÃO

Ø 28/11 (2ª feira) è Não haverá aula, pois trabalhamos os dois horários na Mostra e é dia da Reunião Pedagógico (conforme agenda);
Ø 02/12 (6ª feira) è Iniciam as avaliações do 3º trimestre, neste período os alunos serão dispensados após as avaliações (MATUTINO às 9h30 e VESPERTINO às 15h30);
Ø 14/12 (4ª feira) è PLANTÃO PEDAGÓGICO - Entrega dos Boletins, Avaliações e Atividades do 3º trimestre.
Ø 15 até 20/12 è Aulas e Avaliações de Recuperação para o Ensino Fundamental. É obrigatório 100% da frequência e uniforme completo;
Ø 22/12 è ENTREGA DO RESULTADO FINAL
IMPORTANTE
v DAS MATRÍCULAS

F 1º PERÍODO:
ü  ALUNOS NOVATOS E DA EDUCAÇÃO INFANTIL: DE 12/12/2011 ATÉ 30/12/2011
ü  ALUNOS APROVADOS POR MÉDIA DO ENSINO FUNDAMENTAL I: DE 15/12 ATÉ 30/12/11
ü  ALUNOS PÓS RECUPERAÇÃO: DE 27/12/2011 ATÉ 30/12/2011
F2º PERÍODO:
ü  ALUNOS VETERANOS e NOVATOS (que não fizeram no 1º período obedecendo o numero de vagas)
è DE 09/01/2012 ATÉ 18/01/2012.

FA LISTA DE MATERIAL E DOS LIVROS DIDÁTICOS JÁ SE ENCONTRAM A DISPOSIÇÃO DOS SENHORES.  
     
 “Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Introduziu a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão. Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra diante vai ser diferente.”                                    
Carlos Drummond de Andrade

      Dúvidas serão tiradas junto à coordenação e/ou direção.


São Gonçalo do Amarante, 23 de novembro de 2011.
A Direção

CONSELHO AOS PAIS

CONSELHO AOS PAIS

25/05/09

Já na sua infância, desde cedo, não dê à ele tudo o que quiser, assim quando ele crescer, não ficará a espera que o mundo lhe dê o que deseja; Não ache graça de seu palavreado chulo e grosseiro; Inicie-o nos caminhos de uma educação religiosa, sem fanatismo, que não pregue a divisão e sim, a união do povo de Deus; Não apanhe tudo que ele deixar jogado: livros, brinquedos, sapatos, roupas e ... Habitue-o a guardar todos os seus pertences; Não faça tudo para ele. Ensine-o a fazer de tudo, a fim de que não seja um eterno dependente dos outros; Evite, a todo custo, discutir com freqüência na presença dele; Não o defenda, intransigentemente, contra seus professores. Apure os fatos com calma. Lembre-se que os professores são seus parceiros e não seus inimigos; Não tente dominá-lo querendo que ele seja a sua cópia, mas tente sempre persuadi-lo através de um diálogo sincero e amigo. Respeite sua personalidade; Finalmente, prepare-se para no futuro ter somente orgulho e alegria de ter realmente, criado um filho com dignidade; Lembre-se: se fizeres o contrário disto, corre o risco de uma vida futura cheia de angústias, decepções e lágrimas de dor. (Texto adaptado pelo Professor Francisco Jaegge)

LIMITES NA EDUCAÇÃO - Fábio Henrique Prado de Toledo

LIMITES NA EDUCAÇÃO - Fábio Henrique Prado de Toledo

Limites na educação

Fábio Henrique Prado de Toledo

Algum tempo atrás manifestei nesta coluna certa perplexidade com o Projeto de Lei n. 2.654/2003, com o que se pretendia proibir qualquer forma de punição corporal a crianças e adolescentes. Como disse naquela oportunidade, o assunto merece ser melhor refletido.

Penso que as “palmadas” nas crianças não são mesmo um recurso educativo a ser utilizado a todo momento. Mais ainda, conheço vários pais que conseguiram educar muito bem sem jamais ter sequer levantado a mão contra os filhos. Aliás, se analisarmos bem, muitas das vezes que se bate numa criança, faz-se porque o pai ou a mãe estão nervosos com outro assunto que os afligem e a travessura foi apenas o estopim. Outras vezes, quase sempre, bate-se porque não se tem paciência para explicar o porquê de não poder ela fazer algo, dando os motivos pelos quais sua conduta não é adequada e, sobretudo, expondo as boas razões para se proceder corretamente.

O problema de leis radicais como essa são as más interpretações que podem causar. Estou certo de que, tão-logo aprovada, não tardará em surgir nas escolas e nas famílias uma falsa concepção do tipo: não se pode fazer nada com o garoto que não obedece, pois do contrário pode ser “processado”. Ou, pior ainda, as próprias crianças poderão incorporar o falso conceito e se levantarem contra os educadores, pais e professores, numa arredia desobediência a qualquer tipo de ordem com o petulante argumento: “não pode fazer nada comigo, sou menor”.

Não há educação sem limites. Já relatei a história de um garoto que, durante uma viagem com os colegas de escola para um acampamento, se queixava com o professor de que seus pais não lhe davam liberdade, que dependia da autorização deles para quase tudo. Esse bom professor deu ao aluno uma brilhante lição, que merece ser contada novamente:

“Seus pais não permitem que você faça tudo o que quer porque o amam. Veja esse pequeno riacho, em sua nascente, uma margem é bem próxima da outra. É o que ocorre com uma criança pequena, de tudo dependem dos pais. O riacho, conforme vai avançando, as suas margens vão ficando cada vez mais distantes, até que deságüe no mar, onde não há mais margens. Assim deveriam os pais fazer com os filhos. A autoridade dos pais é a margem dos rios que permite que cheguem ao destino.

Quanto maior o rio, mais distantes as margens, quanto maior e mais responsável o filho, maior pode ser a sua autonomia. E veja, que bom que é a margem, imagine o que seria do rio sem ela? Veja aquela parte do rio em que a margem é menos resistente, parte da água caiu para fora e apodrece à beira do rio, não chegará ao mar. Assim acontece com os filhos que possuem pais fracos, que não desempenham a obrigação de exercer a autoridade: deixam seus filhos perdidos nas ribanceiras do mundo, não chegam ao mar".

Soube também do drama de uma adolescente que talvez ilustre o desastre que é a educação sem limites. Trata-se de uma jovem de quatorze anos que estava deprimida e resolveu fazer um tratamento psicológico. Depois de algumas sessões, ela acabou por deixar de escapar algo, aparentemente sem importância, mas que revelava a causa de sua “depressão”.

Disse ela: “quando as minhas amigas me convidam para algum passeio que eu não quero, gosto muito de dizer que meus pais não deixaram. É a desculpa que mais me agrada”. “Você sabe por que isso lhe agrada?”, perguntou o psicólogo. “Na verdade não sei”, prosseguiu ela, “os pais de minhas amigas sempre as proíbem de fazer algo que elas verdadeiramente gostariam, mas eles também conversam com elas, fazem programas juntos, penso que elas ganham um beijo dos pais antes de irem dormir...”. Ela não contém as lágrimas que escorrem, e depois conclui: “meus pais me deixam fazer tudo o que eu quero porque não gostam de mim. Fazem isso para que eu não os incomode, então eu costumo dizer a minhas amigas que me proíbem de fazer alguma coisa para que não percebam que meus pais não me amam”.

Comprometedor esse relato, não? É hora, pois, de levá-lo mais a sério.

Fábio Henrique Prado de Toledo é Juiz de Direito em Campinas. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Articulista do Correio Popular de Campinas e de alguns outros jornais. Casado, pai de 8 filhos e Membro do Conselho de Administração do Colégio Nautas.

e-mail: fabiotoledo@apamagis.com.br

Publicado no Portal da Família em 22/06/2010